Institucional

O grande responsável pela existência e sucesso da empresa KESOJA é João Vicente De Bona, homem lutador, que perseguiu seus sonhos e não deixou as dificuldades do dia-a-dia abalarem seus ideais.

Nascido em 1953, em Vila Ibarama, município de Sobradinho - RS, João Vicente De Bona, trabalhava com seus pais plantando fumo, feijão, milho e trigo. Na época não existia tecnologia, o trabalho era braçal e com tração animal, exigindo sempre um grande esforço físico, porém nada que atrapalhasse o sonho de um dia ter o seu próprio negócio. Concluiu o curso primário aos onze anos de idade, permanecendo por mais oito anos dedicando-se somente à agricultura. Com o surgimento do curso supletivo noturno, frequentou e foi aprovado, concluindo assim o ensino básico.

 

Em seguida, prestou exame para ingresso na Escola Agrícola Federal de Sertão - RS. Em 1977 formou-se técnico em agropecuária e, no mesmo ano, prestou concurso na empresa BASF S/A onde foi contratado como temporário. Aprovado pelo trabalho executado neste período, Bona, como é popularmente conhecido, foi efetivado, permanecendo por quase sete anos nesta empresa. Durante este tempo, trabalhou na região dos Campos de Cima da Serra com sede em Vacaria - RS e na região do Alto-Uruguai com sede em Erechim - RS.

Foi no decorrer desta trajetória que seu sonho começou a se tornar realidade. Com um cenário agrícola promissor, aliado ao conhecimento adquirido e a amizade com os clientes, em 20 de março de 1984 foi criada a atual empresa KESOJA, cujo o nome surgiu da imagem de uma mão repleta de grãos. Convidou para sócio, seu amigo Cláudio Luiz De Marco, que trabalhava junto à antiga empresa VM Ltda. Apesar da insegurança do empreendimento não dar certo, iniciaram o grande desafio.

Sucesso concretizado com a expansão agrícola ao longo dos anos A KESOJA iniciou suas atividades como revenda de insumos e sementes em uma sala alugada, na Avenida Sete de Setembro em Erechim – RS. Em 1986 com o lançamento do produto Scepter®, pela empresa Cyanamid, houve um grande aumento nas vendas da empresa, possibilitando a reestruturação do quadro de funcionários. Com os bons resultados obtidos, a empresa investiu na construção de um prédio na Rua Aratiba, na mesma cidade, conquistando enfim a tão sonhada sede própria.

Nos períodos de entre safra, os vendedores e funcionários ficavam ociosos pelo baixo volume de negócios. Foi então que, em 1996, surgiu a oportunidade de adquirir a concessão da marca de tratores e colheitadeiras New Holland, que veio complementar o portfólio de produtos e serviços que a empresa tem para oferecer.

No mesmo ano, a empresa transferiu sua sede para BR 153, onde passou a vender insumos, tratores, máquinas e demais implementos agrícolas. Com o passar do tempo a empresa cresceu e, em 1998, foi aberta uma filial no município de Vacaria – RS, na BR 285, para melhor atendimento dos clientes. Neste mesmo ano, João Vicente De Bona Filho, começou a trabalhar na empresa como auxiliar administrativo junto a contabilidade. No ano de 2000, a KESOJA, juntamente com Jair Tortelli e Marcio Blanger, fundaram a empresa KESOJA Sementes no município de Getúlio Vargas – RS, que se dedica à comercialização de insumos, produção e venda de sementes certificadas, armazenagem e comercialização de grãos.

Em 2003, buscando novamente melhorar o atendimento dos seus clientes, a KESOJA adquiriu o imóvel da antiga Autolândia Caminhões, também na BR 153, aumentando consideravelmente a área da sua oficina e de estoque de peças.

Em meados de 2005, por interesse dos sócios ocorreu a cisão da KESOJA, onde o sócio Cláudio Luis Demarco retirou-se da sociedade. A partir deste momento a Empresa passou a ser gerida pelos novos sócios Srs. João Vicente De Bona e João Vicente De Bona Filho. No mesmo período, seu outro filho Pedro Henrique De Bona, também ingressou no quadro de colaboradores da Empresa.

Em 2008 em função de novas parcerias comerciais, a Empresa KESOJA Sementes inaugurou uma filial na cidade de Passo Fundo-RS, ampliando ainda mais a região de atuação do Grupo KESOJA.

Em 2010 a KESOJA inaugurou sua nova loja na cidade de Vacaria-RS, a qual trouxe mais conforto e espaço para seus clientes, bem como um maior estoque de peças e uma ampla oficina.

Em 2013 foi inaugurada a loja de Sananduva – RS a qual disponibiliza de peças e itens de manutenção para toda linha dos produtos New Holland.

Em 2014 a KESOJA foi uma das dez primeiras revendas New Holland a conquistar a certificação PLM Ready tornando-se uma concessionária especializada em agricultura de precisão. Esta certificação reflete os investimentos em treinamento e ferramental que torna a empresa apta a vender e prestar assistência técnica a uma ampla quantidade de equipamentos de agricultura de precisão, que vão desde um simples GPS, passando por controladores de taxa variável até os sofisticados sistemas de correção com sinal RTK.

Também em 2014, a KESOJA inaugurou uma nova loja em Lagoa Vermelha-RS, disponibilizando aos clientes da região, além das máquinas e implementos, um grande estoque de peças de reposição New Holland, uma ampla oficina e toda a linha de defensivos e sementes agrícolas.

Após atravessar várias crises, passando por problemas como as grandes oscilações do câmbio, trocas de governo e de moeda, secas, variações nas cotações dos produtos agrícolas, a KESOJA é, hoje, uma empresa sólida que dispõe de uma vasta linha de insumos, máquinas, tratores, plantadeiras, implementos, agricultura de precisão peças e serviços da região do Alto Uruguai e Campos de Cima da Serra, além do bom atendimento devido aos anos de experiência no mercado.

Algumas imagens
 
Planejamento estratégico
 
Visão
Ser reconhecida pelos clientes e fornecedores como a mais competente, competitiva, comprometida e completa revenda de produtos e serviços para o agronegócio em nossa região de atuação.
Missão
Oferecer os melhores produtos e serviços do agronegócio, com agilidade, competência e qualidade diferenciada, na busca do crescimento sustentável da empresa, clientes, colaboradores e fornecedores, respeitando a sociedade e o meio ambiente.
Valores

Competitividade;

Agressividade em Vendas;

Transparência e Honestidade;

Credibilidade e Confiança;

Competência Profissional;

Inovação e Criatividade;

Comprometimento;

Valorização das Pessoas;

Agilidade nos Processos;

Respeito;

Proximidade com o homem do campo;

Atitude de Dono;

Unidades
 
KESOJA Erechim/RS

BR 153, Km 49

Bairro: Industrial / Cep: 99706-428

Tel: (54) 2106-2222

E-mail: kesoja@kesoja.com.br

KESOJA Lagoa Vermelha/RS

BR 285 nº 1600

Bairro: Pagé / Cep: 99840-000 

Tel: (54) 3358-5397

E-mail: kesoja.lagoa@kesoja.com.br

KESOJA Sananduva/RS

Avenida Fiorentino Bachi, nº 1051

Bairro: Centro / Cep: 99840-000

Tel: (54) 3343-2829

E-mail: kesoja.sananduva@kesoja.com.br 

KESOJA Vacaria/RS

BR 285, nº 7105

Bairro: Bairro Haidee / Cep: 95200-000 

Tel: (54) 3231-1733

E-mail: kesoja.vacaria@kesoja.com.br